quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DJI e IBOV - 17/11/2011

Boa noite pessaol, hoje tivemos a noticia que mais uma agencia de risco nos elevou o rating. Também tem muito blábláblá de dinheiro deixando a europa e indo para os emergentes. Bom, a julgar pelos volumes, se tem alguma coisa vindo para cá, é muito pouco por enquanto. Vamos aos detalhes capotantes do dia:

DJI
Hoje confirmou o topo e perdeu a mme21 sendo salvo somente pela mme233 / 89 e 55 que juntas do suporte e do bollinger seguraram a queda. Os vendidos ganham força no macd e, finalmente, os indicadores escolhem o lado da venda para ficar. Agora falta o poderoso ADX para dar velocidade ao movimento. Enquanto ele não ganhar velocidade, fica o lenga lenga em torno dos suportes.



IBOV
E o grande mestre fez o pequeno ibov a sua imagem e semelhança. A mesma coisa acontece aqui, com as mesmas mme´s segurando, com os indicadores na mesma posição A diferença é que o suporte imediato foi perdido e o próximo está nos 55k318.



O grande pessimismo do dia se deu por conta do mercado considerar o remédio adotado pela europa forte demais. Estão pensando que o remédio vai matar o paciente e, considerando que estãos e impondo uma forte recessãoa para tentar o pagamento da dívida  no curto prazo. O problema é que o PIB acaba caindo mais rápido que a dívida, o que gera uma aumento da relação dívida / PIB e piora a situação. Foi o mesmo remédio que o FMI nos impos nas décadas de 80/90, tão habilmente equacionado por FHC e sua equipe, que levou a maravilha econômica da qual se gaba a PaTotagem nos anos 2000 e que nada contribuiu para mante-la, pelo contrário, basta abrir os olhos para ver.
A grande diferença é que a Europa está formada em termos de infraestutura social e o Brasil não estava. Foi bem mais perverso para nós, que não tínhamos hospitais, estradas, escolas, etc.. e ainda não temos, do que será para eles. Ainda assim eles estão reclamando um monte.

Nenhum comentário: