segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Matéria Interessante na Bloomberg

Matéria interessante, pessoal.

Fala que boa parte das empresas que fazem parte do S&P500 (as que subiram mais no rally) não criaram valor efetivamente, nao aumentaram suas margens, nem vendas, nem receita. Foram foco dos gestores simplesmente porque foram duramente penalizadas durante a crise.(o que pra mim faz todo sentido, uma vez que nós traders nos importamos com o Quando, e nao com o Porque).

Acontece que pra mim, o trader esperto é aquele que alia a análise técnica a análise fundamentalista, para achar nao somente QUANDO comprar o ativo, mas QUANDO comprar QUAL ativo.

Dessa forma, esse rally que vivemos (o maior desde 1930) ainda deixou pra trás muitas oportunidades para o value investing.

Os gestores de Wall Street ignoraram lucratividade e os balanços "redondinhos" e investiram nas empresas que mais cairam na crise, com balanços podres, deixando de lado aquelas boas empresas de sempre.

Empresas como J&J, Pantene, Procter & Gamble, Hersheys, Wall-Mart, entre outras, apresentaram alguma criação de valor em seus balanços e subiram menos de 10% nessa ultima pernada.

Investors favored companies with the weakest finances during the nine-month rally in the S&P 500
... “Well-managed companies with extremely good balance sheets were left behind.”

É aquela velha história: Pra que fazer um position em uma Usiminas se vc pode comprar agen11, milk11, agin3, llxl3, mmxm3 a preço de banana???

Porque nao é sustentável. Uma hora ou outra a porca torce o rabo....

Essa historinha de que trader tecnico nao lê noticias, somente olha o gráfico porque está tudo la, em parte é verdade, em parte é uma negação burra e preguiçosa. Tudo bem que vc sabe quando enfiar seu dinheiro, mas nao gosta de saber o porque está enfiando ali? Eu gosto.

Especule nas carniças. Invista nas blues. Não são blues a toa. Quer fazer um position? Faça nas que apresentam os melhores fundamentos. Essa formula, no longo prazo, é praticamente imbatível. Não há mico que bata uma blue em 10 anos.

No Brasil, me lembro de ter falado em PRGA3 (agora BRFS3) a 40,00. Setor de consumo, monopolio praticamente. Vejam PCAR5, CESP6, HYPE3, BRKM5, todas igualmente boas.

Pra quem entende bem ingles, o link completo da matéria está em http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=aYIjiiDwD.M0&pos=3

2 comentários:

Daniel disse...

Olá pessoal, tive a grande oportunidade de ler a matéria muito interessante e resolvi traduzi-la para o Português (após a autorização do repórter da Bloomberg) para que outras pessoas também tivessem a chance de entender o que está escrito. Para aqueles que tiverem interesse em ler a reportagem (dividida em duas) ai vai os link:

www.dpenglish.blogspot.com

Avena disse...

Obrigado Daniel, pela tradução. Nao deixe de nos acompanhar aqui.

abs