segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Matéria Portal Exame - OGX

OGX pode dobrar de valor na bolsa, diz Empiricus
Para empresa independente de análise, petroleira de Eike Batista ainda é negociada com grande desconto em relação a seus pares

São Paulo - Com uma valorização de 80% até a semana passada, o Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, destaca-se entre os principais pregões do mundo. Diante da forte alta, porém, os investidores começam a se perguntar se ainda há boas oportunidades de negócios na bolsa. Para a empresa de análise independente Empiricus, restam poucos papéis com potencial de dobrar de valor nos próximos meses. Um deles é a OGX, do empresário Eike Batista. Para os analistas da Empiricus, as ações ordinárias da companhia (OGXP3, com direito a voto) têm potencial para subir mais de 100%, mesmo sem considerar o crescimento via aquisições ou compra de áreas para exploração nos leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

As boas notícias são a principal força para a valorização da companhia de Eike. Recentemente a OGX informou que concluiu a perfuração de um poço em um bloco na Bacia de Campos onde a participação da petrolífera é total. A estimativa é de que o poço contenha um volume de óleo recuperável para todos os reservatórios entre 1 e 2 bilhões de barris.

Diante dos resultados favoráveis das perfurações, cresce a expectativa por um aumento do potencial das reservas, possivelmente para algo em torno de 8,2 bilhões de barris. Os números, que ampliam as perspectivas de crescimento, também contribuem para a diminuição da percepção de risco sobre a empresa. Os analistas da Empiricus lembram ainda que a recente divisão dos papéis (ou split, no jargão do mercado) na proporção de 1 para 100 deu maior dispersão acionária à companhia, aumentando a liquidez das ações.

Múltiplos
De acordo com a Empiricus, atualmente as ações da OGX são negociadas na Bovespa com um desconto bastante grande em relação à média internacional do setor petróleo. Baseada em um relatório da consultoria D&M, a Empiricus estima que os papéis da empresa brasileira são negociados a 4,5 dólares por barril – considerando-se uma reserva estimada de 6,7 bilhões de barris. Se a estimativa subir para 8,2 bilhões de barris, a relação cai para 3,7 dólares por barril na Bovespa. Como comparação, a Empiricus lembra que, recentemente, a gigante americana Exxon comprou da Tullow Oil reservas de 1,5 bilhão de barris na costa da África por 8 dólares por barril.

“A diferença é compreensível, dado o perfil pré-operacional da empresa, conferindo maior risco de execução, e o prazo dos fluxos de caixa esperados (colocados apenas no futuro)” diz o relatório dos analistas. Entretanto, à medida que o risco de execução diminui e a empresa entra em fase operacional, boa parte do desconto deve desaparecer, impulsionando a valorização das ações.

Além da questão do risco, outro ponto levantado pela consultoria para explicar os múltiplos baixos da OGX é o subdimensionamento da taxa de sucesso da campanha exploratória da empresa. Para os analistas, o avanço tecnológico recente da empresa e o bom conhecimento que seus técnicos têm da costa brasileira ainda não foram incorporados às estimativas de extração.

Diante destas informações e previsões para os negócios da OGX, os analistas recomendam a compra dos papéis da empresa. Às 1h59, as ações da companhia operavam em alta de 2,84%, negociadas a 16,64 reais. O Ibovespa registrava alta de 0,79%, aos 68.121 pontos.

Matéria completa em:
http://portalexame.abril.com.br/negocios/ogx-pode-dobrar-valor-bolsa-diz-empiricus-522601.html

Nenhum comentário: