segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MM e escala log de preços

Pessoal, respondi essa dúvida em um fórum e acredito que seja a dúvida de mais pessoas. então vamos lá:

1. Qual média móvel utilizar, aritmética ou exponencial e porque?
Eu uso mm exponencial e o motivoé que ela é mais rápida que a aritmética, antecipando os sinais e permitindo entrar no trade mais cedo e sair antes do limite máximo, garantindo o lucro !

2. Qual escala de preços utilizar, aritmética ou logaritmica e porque?

Aqui a resposta é mais complexa e eu achei uma boa explicação no blog do meu amigo MArcio Domene. vamos lá:

As escalas lineares são aritméticas, o eixo Y (eixo dos preços) apresenta a mesma distância entre os $5-$10 como entre os $20-$30.

Já as escalas logarítmicas apresentam uma variação percentual (são conhecidas como semi-Log pois o logaritmo só se aplica ao eixo dos preços, ficando o eixo do tempo inalterado).

Se um título sobe dos $5 para os $10, isso representa uma subida de 100%. Se alguns anos mais tarde sobe dos $100 para os $105, a mesma mudança de $5 vai representar apenas uma variação de 5%!!

O que o conceito de escala logarítmica defende é que não devemos olhar para essa mudança de $5 de forma igual, pois na realidade essa mudança não é igual. Pelo contrário, na prática a mudança é 20 vezes inferior, para os mesmos $5 de alteração.

A literatura defende que as escalas logarítmicas sejam utilizadas sobretudo num espaço de tempo mais alargado, pois são nesses espaços de tempo que as mudanças percentuais são mais evidentes.
Para o curto e mesmo o médio prazo, é quase irrelevante utilizar uma ou outra escala (excepção feita a títulos com alta volatilidade) pois o resultado final é muito semelhante. (E já agora, porque é que essa adaptação é mais eficaz à escala logarítmica? Porque os mercados tendem a evoluir de forma exponencial a longo prazo, e não de forma linear).

3 comentários:

Almeida disse...

Olá Ricardo.
Utilizo a MME9 no semanal pra médio prazo e ST.
Tem alguma sugestão?
Obrigado.

Ricardo disse...

bom,tenho varias:
no preço uso 3,8,21,55,89 e 233
no IFR uso 89
no obv uso 21

Avena disse...

Almeida, mme9 no semanal é um setup de swing bastante conhecido.

Embicou pra cima, compra, embicou pra baixo vende. (explicação beeem tosca e rápida)

Colocaria uma mais longa tbm...

Ultimamente, a mme233 (basicamente o preço de 1 ano) no diario tá dando suportes EXCELENTES.

Fica a sugestão.

abs