terça-feira, 11 de agosto de 2009

Para Começar o Dia

Na Área do Euro, a confiança da população continua subindo a ritmo mais acelerado que o esperado. O indicador Sentix avançou a -17,0 pontos em agosto, quando as estimativas eram de uma melhora para apenas -25,8 pontos.

Na China, saíram nesta madrugada importantes dados, como a produção industrial de julho, com crescimento de 10,8% em relação ao mesmo mês do ano passado e as vendas varejistas, com alta de 15,2% na mesma base de comparação. Ambos os indicadores ficaram em linha com as estimativas e confirmam nossa visão de uma recuperação da atividade global com determinadas economias emergentes à frente (destacadamente a chinesa). Pelo lado da inflação, o CPI chinês acumulou deflação de 1,8% nos doze meses encerrados em julho. A queda nos preços pode favorecer a manutenção das medidas de estímulo governamental por um período mais longo.

No Japão, o banco central local (BoJ) confirmou as expectativas e manteve a taxa básica de juros em 0,1%aa. A exemplo do que ocorre na Europa, a confiança dos consumidores japoneses está melhorando a ritmo um pouco intenso que o imaginado pelo mercado. Este índice subiu a 39,7 pontos em julho, de 38,1 no mês anterior, quando as previsões eram de estabilidade.

Nenhum comentário: