domingo, 19 de julho de 2009

Mais uma da série WHTFCK is this for - Médias Móveis Exponenciais

Bom, em mais um capítulo da série what fuck is this for?, falaremos das mme (médias móveis exponenciais). Por que nos meus gráficos aparecem mais mme do que arroz em prato de chines? Vamos à estorinha do dia (domingão, acordei as 6:00, chovendo, frio, todo mundo dormindo, condições ideais para falarmos da mme)

Bom, tudo começou quando estava com meu discípulo gafanhoto andando por vales de arroz e vimos o jéguinho do post anterior se divertinho com umas mulinhas... ehehe..
daí, com cara de espanto, ele me disse :

- Mestre, óia só aquele jumento !! apapu !! como essas mulinhas aguentam??!!

No que respondi:
- Querido gafanhoto, tudo na vida é relativo !!

Isso me faz lembrar da época em que fazia um curso de pós graduação em uma universidade americana e, ingênuo, perguntei qual era média para passar no exame. Ouvindo isso, o ianque deu uma larga risada com a mãos cruzadas sobre a barriga de uns 200 cm de circuferencia e me respondeu.. eu não sei! Fiquei com raiva na hora, mas essa lição eu jamais esqueceria.... a lição de que tudo é relativo.

Para quem não sabe, muitas faculdades adotam ese sistema de nota de corte flutuante. Depende da média de notas da classe e pode ser 1 como pode ser 9. Na época em que estive lá havia muito brasileiros e indianos. Estudávamos que nem uns loucos e acabavamos sendo marginalizados pelos locais, porque elevávamos muito a média de corte.

Então a coisa é assim:
8,9 pode ser ruim se a nota de corte for 9,0.
2,0 pode ser bom se a nota de corte for 1,5.

Voltando ao gafanhoto lhe digo:
veja os seguintes exemplos que a vida nos mostra, querido discípulo:
- 1 milhão pode ser muito em libras, mas pode ser pouco em em bolívares
- 10 pães podem ser muito, mas são poucos se tiveres 20 convidados
- sua bigolinha pode ser muito na ásia mas pode não ser nada na tribo do mutombo
- sua namorada linda pode ser uma baranga no desfile de lingerie da Victoria's secret

óquei, óquei, óquei, mas o que isso tem a ver com as mme?

Elementar meu caro gafanhoto. vejamos as questões mais comuns no dia a dia do astuto trader:
- Como saber se o IFR está favorável ou não?
- Como saber se o OBV está favorável ou não?

Fácil, colocamos uma referência para nos ajudar e o nome dessa danada é Média Móvel Exponencial !!

Ué?? Por que exponencial??

Porque é mais rápida fiote ! Esse negócio de usar aritmética não rola. Lembre-se que somos traders. Gostamos da vida mole, queremos lucros rápidos e fáceis. Gostamos de ver o pote cheio, andamos de Bmw, Mercedes e Maseratis ( tem uns que andam de volvo, mas ai não é tão rápido). Se eu tivesse paciência para esperar, ia de ônibus ao invés de ir de avião.

Pegaram o jeitão??? Alguém tem alguma dúvida??

2 comentários:

Mateus Paes disse...

hahahahaha, boa boa

EB disse...

muito bom o post!
mas me confundi mais ainda...

qual media movel usar? tem pessoas que usam media de 9, 12, 18, 36, 40!! eh uma locura!! entao fica dificil dizer que ela é uma referencia pois existem varias "elas"!!!

outra coisa, estando acima da media movel eh venda e abaixo eh compra? essa eh a filosofia ?

abs