domingo, 13 de março de 2011

Como montar a estratégia de um trade bem sucedido

Todos os dias faço uma busca em todos os ativos da bolsa atrás de uma boa oportunidade de entrada. Sempre que me perguntam qual papel está interessante no momento eu sempre respondo que é aquele que permite o posicionamento com uma boa relação risco/retorno e que tenha elementos técnicos suficientes sinalizando para onde segue o fluxo financeiro.

Como o desejo do trader é se posicionar corretamente nesse fluxo financeiro de forma que a operação seja lucrativa, seja na compra ou na venda ele, deve considerar as várias possibilidades de estratégia mas, via de regra, procuro iniciar meus “swings” e “positions” no Day-trade.

De cara a pergunta que vem de volta é “ como assim iniciar no Day trade?”.

A resposta é simples! Na primeira passada que dou pelos ativos no intraday, procuro papeis que tenham figura de impulsão no intraday, cujo objetivo, no caso de compra, seja acima do neckline da figura de diário ou abaixo, no caso de venda. Então, estou procurando um papel que tenha uma figura de impulsão encaixada na outra, e existem muitas no ibov. Desde Outubro essas figuras encaixadas vêm surgindo na venda e deram muitas possibilidades de trades que se iniciaram no intraday e seguiram como swing .

Mas só figuras encaixadas são suficientes??
Claro que não ! É ai que entram outros elementos de análise técnica que vão te mostrar se o fluxo financeiro está realmente indo para o lado que você deseja ir. Os elementos que costumo utilizar em conjunto são:
- Cruzamento de médias móveis exponenciais 21 e 233 ;
- Bandas de bollinger;
- Canal de keltner;
- Volume financeiro

Esses estão na minha tela básica de operação e quando preciso de mais informações para avaliar , por exemplo, um rompimento, passo para a minha tela completa de operações que incluem outros indicadores tais como :
- OBV;
- ADX;
- IFR

Mas porque utilizar duas configurações de operação?
Bom, cada tela tem sua serventia.
Uma tela leve, de rápida interpretação, me ajuda a separar rapidamente os ativos que são interessantes .
Uma tela mais completa, confirma a validade da estratégia escolhida.

Além disso, antes de começar a busca é necessário que se entenda que mensagem os índices estão nos passando sobre a direção do fluxo financeiro.

Nenhum comentário: