quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mercados Hoje

Mercados hoje devem acompanhar as bolsas norte americanas, assim como fez ontem, relatório do JP Morgan elevando o Brasil para “overweight” de neutro pode animar os investidores. O México principal par da nossa bolsa foi rebaixado para neutro pelo banco.

Investidores locais de olho na agenda brasileira e americana de amanhã, e ainda à espera do rebalanceamento do índice MSCI Brasil que deverá também mexer com os mercados.

* Banco do Brasil – O banco do Brasil negocia a compra de parte do banco chileno CorpBanca, instituição de médio porte que opera em quase todos segmentos bancários, porém que atualmente é a quinta maior instituição financeira por ativos no Chile. A idéia do BB é ser um grande sócio minoritário do banco chileno, provavelmente o maior deles. Segundo fontes, a entrada do BB no capital do CorpBanca poderia ocorrer com aumento de capital, e não com a venda de ações existentes. Apesar de não confirmada oficialmente, a notícia é positiva para o banco, que visa cumprir seu projeto de internacionalização.

* LLX - As concessionárias LLX, MRS e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) negociam com o governo uma solução para a implantação de uma linha férrea de 345 quilômetros de expansão e investimentos estimados em 1,2 bilhão, no litoral norte do RJ. A LLX, que desenvolve no norte fluminense o porto do Açu é uma das maiores interessadas no projeto. O presidente da companhia, Otávio Lazcano, espera que a ferrovia esteja concluída no final de 2012 e início de 2013. Segundo Lazcano, em 214 o porto Açú terá capacidade de receber 340 milhões de toneladas de carga por ano, sendo parte disso transportado por ferrovia. Uma nova reunião com os representantes da LLX, FCA e MRS com a ANTT está prevista para o mês que vem.

* NET - A Embratel Participações (Embrapar) informou ontem (28), após o fechamento dos mercados, que adiou a data de realização do leilão de oferta pública voluntária (OPA) para aquisição de até 100% das ações preferenciais da NET Serviços (à exceção das ações detidas pela Embrapar). O leilão estava marcado para amanhã, às 15h. Segundo o comunicado da Embrapar, a data de realização do novo leilão foi marcada para o dia 7 de outubro de 2010, às 15h. A data prevista para habilitação do leilão passa para 6 de outubro, até as 18h, e para a liquidação, 13 de outubro. Os acionistas da NET que tiverem se habilitado para o leilão previsto para o dia 29 de setembro poderão cancelar as respectivas ordens de venda.

* Vale – A companhia declarou que aguarda para 2011 o primeiro grande navio cargueiro de minério de ferro de uma nova empreitada da companhia para a redução dos custos de transporte para seus principais clientes na Ásia. Será construída uma série de navios com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério, reduzindo assim os gastos com frete. A companhia também declarou que estará estabelecendo postos fixos de distribuição de minério em Omã e na Malásia, com o mesmo objetivo de redução de custos com logística. Além de tudo isso, a companhia fechou um contrato com a Devex, empresa brasileira de automação e monitoração de processos de extração mineral, para atuar junto à maior mina de níquel da companhia, na Nova Caledônia. Todas as notícias são positivas para a companhia.

* JBS – A companhia confirmou os recentes rumores sobre a possível venda de seus ativos na Argentina. Ao total são 3 unidades produtivas, que tiveram suas margens de lucratividade reduzidas após as novas restrições a abates e exportações. A companhia declarou que os valores serão “estudados”, mas o fato é que a produção nas 3 unidades já foi suspensa. Fora isso, a companhia comentou mais a posição sobre a Inalca, cuja reunião em Modena não resultou em acordo na nomeação dos conselheiros. Em nota oficial as empresas divergem sobre quem se encontra no atual exercício no conselho de administração. A JBS ainda afirmou que seus advogados estão estudando os procedimentos para entrar em liquidação judicial. As noticias são marginalmente negativas para a companhia.

* Oi e Brasil Telecom – O CADE deverá impor mais obrigações para a Oi como condições para a autorização da aquisição da Brasil Telecom. A grande preocupação do órgão é de manter a “neutralidade da rede”, mantendo a competição acirrada em todos os segmentos e em todos os estados, sem nenhuma relação com os impostos pagos a Anatel. Aparentemente a maior preocupação do CADE fica em torno da neutralidade da venda da chamada “linha dedicada” (EILD) pela concessionária para as concorrentes. A empresa se mostra confiante na aprovação do julgamento do ato de concentração. A notícia é marginalmente negativa para empresa, dado que os detalhes sobre o processo ainda não estão claros.

* Telebrás – A estatal deve publicar amanhã (30) um edital para a compra de equipamentos de energia para a sua rede de telecomunicação e deve colocar mais dois editais para processo de consulta publica. Esses novos editais seriam para a compra de enlaces de radio, para comunicação sem fio, e protocolos IP. Apesar da aceleração de parte dos processos a companhia ainda não pediu à Anatel uma licença de comunicação e ainda não assinou os contratos com as empresas elétricas para usar suas redes de fibra ópticas. A companhia está ainda longe de ser operacional e ainda aparecem diversos juristas apontando até que a reativação da mesma por decreto é um ato ilegal, pois a mesma não poderia ter sido modificada de holding para operadora sem modificar a lei que a criou. A noticia, apesar de apresentar news flow positivo sobre o processo de reformulação da companhia, é neutra em nossa opinião.


Nenhum comentário: