quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que voce queria saber sobre médias móveis e tinha receio de perguntar

Sempre me perguntam como é que ue vejo as médias móveis. As médias móveis são representações que suavizam os movimentos de preços dos ativos e justamente por tirar os extremos de preço ( picos de máxima e mínima ), nos ajudam a ter uma visão melhor das tendencias que se estabelecem nos preços dos ativos.
 
Utilizando médias móveis como estratégia, qual a melhor combinação para operações de day trade (Por exemplo: MME curta e MMA longa, só MMA, só MME)? E para operações de swing trade?
Independente do tipo de operação, eu utilizo sempre um conjunto de médias móveis que me servem em diferentes situações. Todas foram tiradas de números de fibo e também fazem sentido quando pensamos em como as empresas trabalham e divulgam seus resultados.
As médias são:
Curtas : 3, 8 e 21 que representam os dias, semanas e o mes
Médias: 55 e 89 que representam os bimestres e trimestres
Longa : 233 que representa o ano
Para trades do tipo scalping, eu uso as curtas 3,8 e 21 no velho esquema de que quando a 3 cruza a 8 temos um alerta e, quando a 8 cruza a 21 temos a confirmação de um trade em determinado sentido
Para swing, prefiro combinar a 21 com a 55 e 89, no mesmo esquema das curtas. Quando a 21 cruza a 55 temos um alerta e no cruzamento da 55 com a 89 temos a confirmação

Para operação de Trend Following, qual média móvel se encaixa melhor?
Não uso uma média simplesmente, mas uso a combinação de duas delas. Gosto, para trades longos, seguindo tendencias de longo prazo, o cruzamento da 21 com a 233

O que você prefere, MME ou MMP (Média Móvel Ponderada)? Elas são substitutas perfeitas? Justifique.
Depende do caso em que aplico a média móvel mas, no básico que é utilizar os cruzamentos de médias móveis para indicações de compra ou de venda, eu prefiro as exponenciais e o motivo é bem simples.
O cérebro humano trabalha melhor com informações recentes do que com informações mais antigas. Assim, as médias exponenciais são calculadas dando mais peso aos valores recentes.
Isso também torna as médias “mais rápidas” e me ajudam a entrar mais cedo nos tardes e sair deles no melhor ponto, protegendo melhor o meu lucro ou cortando o prejuízo rapidamente.  

Se opera utilizando médias móveis, qual setup você aconselha para day trade? Qual para swing trade? Qual para position?
Como disse antes, temos as seguintes combinações de médias para cada caso :
DT – 3,8 e 21
ST – 21, 55 e 89
Position – 21 e 233

O que mais podemos falar sobre Médias Móveis?
Mas as médias móveis servem para mais o que? Eu gosto muito de utilizar médias móveis para servirem como referencia em indicadores. Por exemplo. IFR em 70 é alto ou é baixo. A literatura gosta de dizer que ifr acima de 70 mostra mercado sobrecomprado e que é bom momento para vender. Será mesmo? Se voce pegar seu gráfico,  olhar a TAMM4 em novembro de 2009 verá que ela tocou nos 70 e custava em torno de R$ 28,00 . No meio de janeiro de 2010 o ifr continuava acima de 70 e a ação havia subido para 41,00. Isso mostra que certos indicadrores precisam de um comparativo. Entao, utiliza as médias móveis também para saber o que elas significam. O IFR não está sozinho. Utilizo médias móveis com OBV com volume financeiro e por ai vai.

Um comentário:

Unknown disse...

Simples ou Exponencial?