segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mantega taxa em 2% (iof) capital estrangeiro

Mantega anuncia taxação de 2% sobre capital estrangeiro na bolsa e em renda fixa

Por: Julia Ramos Moreira Leite
19/10/09 - 19h26
InfoMoney

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (19) a taxação de 2% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o capital estrangeiro em aplicações em renda fixa e ações. Segundo Mantega, a tributação passa a valer nesta terça-feira (20).

"Há um excesso de aplicações de estrangeiros e nós não queremos ver uma bolha se formando na bolsa", afirmou Mantega, em entrevista coletiva no prédio da Caixa Econômica Federal, em São Paulo. Segundo o ministro, que ressaltou a forte atratividade do mercado brasileiro no cenário global, cerca de US$ 20 bilhões entraram no País para investimentos em ações no ano, até o início de outubro.

Outra meta do governo é reduzir a valorização do real. "A bolsa brasileira foi a que mais subiu, em dólares, no mundo e o real foi uma das moedas que mais se valorizaram", disse o ministro, que afirmou ainda que o investimento direto não será taxado.

"Nenhuma previsão de taxação"
Vale lembrar que, na última sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo brasileiro não estudava retomar a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na entrada de dólares.

"Estou há três dias viajando. Vou voltar no final de semana e não tem nenhuma previsão de fazer qualquer taxação em lugar nenhum", disse Lula.

fonte:infomoney


Alguns comentários....

1. No after caiu. Muitos papéis bateram os 2% de variação permitidos.
Isso não é motivo para panico. Na minha opinião, foi um movimento de sardinhas desesperadas. Nao eh uma afirmação de que o mercado bombará amanha (pois acredito em realização), mas que não é motivo para panico, nao eh. Estamos bem, a tendencia de alta eh clara como a luz.

2. Não tem como saber se isso é bom ou ruim para o mercado no curto prazo. Impossível saber como ele vai reagir. Pode cair, subir, mas na minha opinião, esse é um último suspiro para segurar o dólar, e o consequentemente, as exportações brasileiras.

3. O dolár esta em desvalorização mundial e mais ainda em relação ao real. Isso eh resultado dos fundamentos brasileiros que continuam fortes, economia bombando. No longo prazo, talvez essa seja uma medida eficaz e o mercado suba ainda mais. Papo de bolha eh balela do Mantega!

4. O post sobre a euforia vista no mercado, semana passada. Fico pensando se não foram gringos comprando blues para fugir da taxação, que era sabido que viria. Pode ser que nao seja isso e a certeza, nunca teremos, mas que pra mim faz sentido, faz.

2 comentários:

Moroni disse...

Eu estou com *MEDO*! :)
Comprei uma pancada de MMXM3 no fechamento, veio o after e empurrou tudo pra baixo! buaahhh
Maldito manteiga.

Unknown disse...

Cada dia tenho mais nojo do Brasil, a hora que o brasileiro esta degustando o crescimento vem a crise, agora 'éra' um dos melhores pós-crise e vem um Capeta desse e estraga tudo!!....Não, o Brasil é pra continuar pobre mesmo pra sempre!!!... éééééé´Brasillll!!!