sábado, 10 de outubro de 2009

PETR4 - semanal

Essa rompeu uma OCOI lindo no semanal ali nos 35. Como tenho falado com muitas pessoas que estão iniciando na arte de arrancar dinheiro da bolsa, vou tentar colocar minhas experiencias de forma mais didática.

Figura de impulsão
OCOI - figura de impulsão que é caracterizada por um ombro, uma cabeça e outro ombro. daí o nome O-C-O-I

Neckline
É a linha que marca o limite do rompimento de preço resistencia da figura de impulsão. nesse caso, o 35,00.

Fibonacci
São as proporções aureas descobertas pelo italiano maravilha Leonardo Fillius bonacci, dai o fibonacci. Cara descolado que descobriu que tudo no universo se manifesta dentro de uma certa proporção. Para vcs terem uma idéia , recentemente vi uma pesquisa que mostrava que as mulheres que tem a proporçao de fibonacci nas medidas do corpo e do rosto são casadas e tem filhos versus as que não tem, por serem bem mais atraentes.
Bom, as ditas proporções também servem apra as variações de preços dos papéis e é com eles que eu calculo os enroscos, objetivos e stops. Na PETR4, fibo em diz que o obj é o 46,90 e os enroscos estão nos 37,30 e 39,60.

Indicadores
IFR, mostra força dos comprados com ifr acima da mme. como sempre digo, como saber se um indicador está em posição favorável ou não? Precisa comparar com alguma coisa. eu comparo com a mme ( média móvel exponencial). No noso caso, está bem posicionado com comprados com força acima da média.

MACD, também mostra o saldo entre os comprados e vendidos e com MACD acima do zero, msotra que os comprados vão ganhando a briga.

OBV, como o ifr, precisa de um balizador para sabermos se está bom ou não. no nosso caso, está acima da média.

Divergencias, mostram se um papel está se preparando para o duplo mortal carpado com meio canivete e barrigada ou se stá se preparando apra fazer fundo e reverter. No nosso caso, não há divergencia e segue a tendencia.


2 comentários:

Helmer disse...

e dai Ricardo algum jeguinho na raia?
PJ36?

Ricardo disse...

nao arriscaria nao, petr deixou um candle feio no diario. vamos ver se confirma