domingo, 6 de junho de 2010

Copom, PIB do Brasil e Livro Bege: semana reserva fatores de peso aos negócios

Por: Giulia Santos Camillo
04/06/10 - 18h22
InfoMoney


SÃO PAULO – A primeira semana de junho termina com diversas pontas soltas em relação à economia mundial. Um Relatório de Emprego que decepcionou nos Estados Unidos, um governo ávido em mostrar que tem problemas na Hungria, a troca de primeiro-ministro no Japão e o euro no patamar mais baixo de quatro anos: bagagens que certamente serão carregadas para a próxima semana.
Não bastassem os recentes desenvolvimentos, os próximos dias trarão uma agenda de indicadores econômicos carregada tanto no Brasil quanto lá fora. E é em função disso que os mercados globais devem proceder, procurando sinais de retomada da economia mundial – ou uma evidente falha dela.
Quarta-feira: o dia D
“O principal foco da semana é a quarta-feira, com o Livro Bege do Federal Reserve nos Estados Unidos e a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) no Brasil”, nota o analista Alexandre Marques, da Elite Corretora. As expectativas são aprofundadas pelo fato de que, no mesmo dia, serão divulgados três índices inflacionários de maio: IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Em relação ao Copom, Marques acredita que a decisão não deve fugir do consenso, levando em consideração os problemas na Europa e a desaceleração recente da inflação. Embora haja a necessidade de reduzir a velocidade com que a economia brasileira está crescendo, a série de aumento nos juros não deve surpreender com elevações mais fortes do que o previsto. A expectativa média é de elevação da taxa Selic para 10,25% ao ano na reunião que termina no dia 9.
Nos Estados Unidos, além do Livro Bege, ainda chama a atenção o discurso do presidente do banco central, Ben Bernanke.

materia completa no link http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1874397&path=/investimentos/

Nenhum comentário: