sexta-feira, 25 de junho de 2010

Venezuela expropria plataformas americanas

ehehe, em dia murcho na bolsa devido ao jogo logo pela manhã, vamos nos divertir com mais uma do caudilho gombanheiro... Pobre povo da Venezuela... e tem gente daqui do Brasil que apóia, investe, e posa de amigo de um ditadorzinho desse naipe.... vamos as mazelas:

Do valor economico

A Venezuela anunciou que vai estatizar 11 plataformas de petróleo da americana Helmerich & Payne, sob a acusação de que a empresa está boicotando a produção venezuelana de petróleo.
A empresa paralisou no ano passado suas plataformas após o governo não pagar uma dívida referente a serviços já prestados. Ontem o presidente executivo da Helmerich & Payne, Hans Helmerich, disse que não havia sido notificado da intenção do governo. Ele exigiu que o governo salde a dívida, avaliada em US$ 43 milhões.
O governo americano - que mantém uma relação conflituosa com o governo do presidente Hugo Chávez - também reagiu. "Se eles tomarem essa iniciativa, nós falaremos com eles para que compensem os proprietários das plataformas", disse Mark Toner, um dos porta-vozes do Departamento de Estado dos EUA. Toner disse ainda que a iniciativa de Caracas não contribui para o clima de investimentos na Venezuela.
Na quarta-feira à noite, o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, que acumula o cargo de presidente da estatal de petróleo, PDVSA, disse que a estatização é uma resposta a empresas que se opõem ao governo Chávez e que agem para minar a produção de petróleo. A produção nacional vem caindo nos últimos anos.
"Há um grupo de donos de plataformas que vem se negando a negociar com a PDVSA os pagamentos pelos serviços e que tem preferido manter esses equipamentos encostados há um ano em Anaco, no Estado de Anzoátegui", disse o ministro. "Esse é o caso específico da Helmerich & Payne. Nós não vamos permitir que eles sabotem nossas operações."
Segundo Ramírez, com a estatização o governo pretende ampliar a produção de petróleo no país. A estatização das plataformas precisa ainda ser aprovada pela Assembleia Nacional - onde Chávez tem maioria. O governo vinha alertando que empresas com equipamentos parados poderiam ser alvo de estatizações. No ano passado, mais de 60 empresas de prestação de serviços do setor do petróleo passaram para o controle do Estado.

http://www.valoronline.com.br/?impresso/internacional/97/6342801/venezuela-expropria-plataformas-americanas&utm_source=newsletter&utm_medium=manha_25062010&utm_campaign=informativo

Nenhum comentário: