quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Especial de fim de ano - Como montar a estratégia de um trade


Todos os dias faço uma busca em todos os ativos da bolsa atrás de uma boa oportunidade de entrada. Sempre que me perguntam qual papel está interessante no momento eu sempre respondo que é aquele que permite o posicionamento com uma boa relação risco/retorno e que tenha elementos técnicos suficientes sinalizando para onde segue o fluxo financeiro.

Como o desejo do trader é se posicionar corretamente nesse fluxo financeiro de forma que a operação seja lucrativa, seja na compra ou na venda ele, deve considerar as várias possibilidades de estratégia mas, via de regra, procuro iniciar meus “swings” e “positions” no Day-trade.

De cara a pergunta que vem de volta é “ como assim iniciar no Day trade?”.
A resposta é simples! Na primeira passada que dou pelos ativos no intraday, procuro papeis que tenham figura de impulsão no intraday, cujo objetivo, no caso de compra, seja acima do neckline da figura de diário ou abaixo, no caso de venda. Então, estou procurando um papel que tenha uma figura de impulsão encaixada na outra, e existem muitas no ibov. Desde Outubro essas figuras encaixadas vêm surgindo
Na venda e deram muitas possibilidades de trades que se iniciaram no intraday e seguem como swing de venda. BBAS, BBDC, BVMF, CYRE e GFSA são alguns exemplos de trades que foram feitos dentro desse critério.

Mas só figuras encaixadas são suficientes??
Claro que não ! É ai que entram outros elementos de análise técnica que vão te mostrar se o fluxo financeiro está realmente indo para o lado que você deseja ir. Os elementos que costumo utilizar em conjunto são:
- Cruzamento de médias móveis exponenciais 21 e 233 ;
- Bandas de bollinger;
- Canal de keltner;
- Volume financeiro

Esses estão na minha tela básica de operação e quando preciso de mais informações para avaliar , por exemplo, um rompimento, passo para a minha tela completa de operações que incluem outros indicadores tais como :
- OBV;
- ADX;
- IFR

Mas porque utilizar duas configurações de operação?
Bom, cada tela tem sua serventia.
Uma tela leve, de rápida interpretação, me ajuda a separar rapidamente os ativos que são interessantes .
Uma tela mais completa, confirma a validade da estratégia escolhida.

Além disso, antes de começar a busca é necessário que se entenda que mensagem os índices estão nos passando sobre a direção do fluxo financeiro. Em uma olhada rápida vemos:

IBOV – tentando romper a mme21 e a LTB gerada pelo fibofan
INDFUT –  também no mesmo repique que o IBOV, ainda tem que passar a mme21 e o divisor de tendência do movimento de queda ( os 50% do fibo de queda que tem neckline nos 68k573 )

Então vivemos, nesse momento uma secundária de alta dentro de um tendência primária de baixa, reflexo de muitos papéis que estão repicando e testando suas mme´s 21, pagando as divergências de alta de macd que estão presentes em vários setores tais como bancos e construção. Dada esta situação, o momento pede cautela porque se posicionar em um trade de compra, operando repique, é mais “sofrido” do que se posicionar na venda quando o ativo fizer topo confirmado na mme21.

Claro que o gráfico é muito dinâmico e o que eu estou vendo hoje mostra possibilidades que podem se modificar no curto prazo ( e por isso amamos os stops !! ), principalmente em uma semana como a que vem, entre o natal e o ano novo, com volume financeiro reduzido, alguns ativos podem ter seu fluxo financeiro distorcido da realidade. No momento, alguns ativos pedem para ficarmos de olho neles. Alguns exemplos são:

Construção
GFSA3
Deu a primeira oportunidade de entrada na venda quando montou um topo duplo no começo de outubro , com divergência de baixa de macd e logo em seguida perdeu o neckline de um M nos 13,40.
Para dar tranqüilidade a operação, o OBV já mostrava o M perdido e o ADX começava a acelerar a venda. Depois disso, perdeu uma figura maior nos 12,70 dando nova oportunidade de entrada na venda e a última oportunidade foi nos 11,57.
Foram 3 figuras  de queda encaixadas que permitiram que uma venda de intraday se transformasse em um swing, tudo iniciado há quase dois meses atrás.
Além disso, a mme21 cruzou a mme233 para baixo, dando sinal de venda.
Mas ainda há oportunidade de entrada nela porque, ontem, dia 22, deixou um spinning top  bem no neckline e hoje vai deixando um doji. Claro que na confirmação da tentativa de topo, temos o stop no próprio neckline, suportes nos 11,20 e 10,80 com objetivo nos 9,58.
Olhando para os elementos técnicos, temos o volume abaixo da média, bollinger  e keltner dando espaço para a queda.

CYRE3
Na mesma linha de GFSA3, se fizer topo na mme21 , fica bem próxima de perder o neckline nos 19,98 com suportes nos 19,25 e 18,53 e objetivo nos  16,18.

Bancos
BBAS3
Também na onda do repique, testou hoje a mme21e se formar topo também pode ser um candidato a perder um cup and handle nos próximos dias. Na perda dos 30 tem suporte em 29,47 e 28,94 e objetivo nos 27,22. Existe uma boa chance de repique na mme233, caso a perda do pivot aconteça, sendo que nessa região deve-se utilizar stops curtos.

BBDC4
No mesmo setor, com figura muito parecida porém com um shooting que é um sinal de topo mais relevante, porém com necessidade de confirmação no próximo pregão. Perdendo o neckline nos 32,08 temos suportes em 31,57 e 31,06 com objetivo em 29,41

Um comentário:

Finanças Inteligentes disse...

Day-trade nessa época do ano fica difícil, acho bem arriscado. Mas muito boa sua técnica.

Boas Festas !