terça-feira, 30 de junho de 2009

o investidor e as instituições

Esse caso recente de Honduras me chama a atenção, principalmente quando se trata do respeito e solidez das instituições que formam o país, tornando possível o investimento em bolsas de valores e empresas.

Vamos analisar os fatos:
O presidente deposto tenta impor, como fizeram os candidatos a ditadores de meia-tigela ( chavez, evo e outros ), um referendo que traz de volta a reeleição de seu cargo.

A suprema corte do país julga inconstitucional o referendo por existir um artigo explícito na constituição de Honduras proibindo tal ação. A inclusão desse artigo é fruto da amarga experiencia com ex-ditadores que se utilizaram do mesmo expediente no passado para tolher a democracia nas américas. Tal artigo preve, inclusive, a deposição dos que insistirem nessa prática.

O congresso se posiciona contra, uma vez que o ato é inconstitucional

O presidente é deposto pelas forças armadas e excluído do país ( já foi tarde )

Na minha humiilde opinião, dois erros, sendo:

1. O presidente, como seus parceiros golpistas bolivarianos, tenta impor goela abaixo do país , o desejo de uma minoria ignorando que os outros poderes servem exatamente para equilibrar e não deixar perpetuar atitudes ditatoriais.

primeiro ele ignora o judiciário do país, depois, mas não menos pior, ignora o legislativo do país, tudo em nome de suas aspirações pessoais. Pois bem, o legislativo, bom ou ruim , representa a totalidade da população, eleitos que foram seus membros, representando todos os segmentos da sociedade.

2. em reação ao descumprimeto da ordem institucional e dos direitos e deveres constitucionais por parte do presidente candidato a ditador, usa-se a força para retirá-lo de cena. Acho que aqui caberia um processo de impeachment e então a retirada se assim se provasse o desrespeito a democracia.

fica aqui a lição de que , para atrair investimentos, internos e externos, é necessário os respeito as instituições e a constituição. senão, os investidores voam e voam muito rápido.

Uma preocupação
Nosso atual governo transformou o Itamaraty, antes motivo de orgulho do país, em um brejo de sapos. Nem para assessorar corretamente com informações claras e corretas eles servem mais.

Vi na imprensa mais uma da série "nada como não saber nada de nada" e a frase desta vez foi "ele não estava fazendo nada de mal. o que tem de mal ouvir o desejo do povo??"

A frase em si não é ruim, mas o que ela significa, neste contexto é, no mínimo, perigoso já que nas entrelinhas, na verdade, está escrito "o que importa a constituição do país? o que importa o respeito aos poderes institucionais?? vale tudo para se eternizar no poder!! deixa o cara fazer o referendo e dar o golpe em nome das massas"

fica aí essa preocupação. Será que devo enviar meu pobre dinheirinho para outras paragens, já que acham que é normal o desrespeito a democracia ?

7 comentários:

Edinaldo Oliveira disse...

Ricardo,

Primeiramente obrigado por acompanhar meu humilde blog rsrsrs vcs são meus inspiradores e mestres rsrs.

A agulhada funciona bem no gráfico intraday? de 1min-5min? vc tem essa experiência?

Sobre o pederasta full rainbow, segue um link legal, ele pode servir como auxiliar para confirmar a tendência geral da ação, bem como pontos de entradas: http://www.bullicastelo.com/tradingroom/?p=279

Grato,

Edinaldo Oliveira

Ricardo disse...

sim, funciona em qualquer tempo.. calro que tempos menores tem efitos mais rapidos e tem que ser scalper para pegar. eu costumo operar opções no gráfico de 1 min e a agulhada me é muito útil.

vou dar uma olhada no site !Obrigado.

Sobre os blog, todos nós somos aprendizes e todos somos importantes. O bom é que podemos sempre juntar experiencias para crescermos e lucrarmos juntos.

Hieronymus disse...

A mídia brasileira é muito hipócrita e suja, Zé Laia foi deposto por ser um cachorrinho do Chavéz e por tentar se perpetuar no poder como fez o chavito venezuelano.
Os militares foram autorizados pela Justiça e pelo Congresso de Honduras a depor o facínora. Maiores informações em http://www.faroldademocracia.org

Mauro Panzera disse...

Meu caro Ricardo.

Sou seu fã e já disse isso aqui repetidas vezes. Mas não posso concordar com a sua opinião. Acho que inaceitável é o golpe em Honduras.

A tentiva de estabelecer um plebiscito ou seja lá o que fosse para garantir a reeleição era debatida nos trâmites institucionais. O golpe não tem instituição que sustente.

Era a mesma coisa do Fernando Henrique aqui. A reeleição não existia, ele motivou a mudança da constituição pra que existisse. Já pensou se a sua lógica fosse a mesma? Não é pq o cara lá é de esquerda ou populista que o julgamento deve ser diferente.

E não acho que o Itamarati esteja entregue aos sapos. Aliás, é inegável que as relações externas do Brasil melhoraram muito nos últimos anos. Não é só o status que foi multiplicado, são os negócios mesmo, espalhados no mundo todo, expandidos pela política do país e pela sua diplomacia.

Pra atrair investimento externo também não pode ter dois pesos e duas medidas. Golpe não fortalece a democracia em lugar nenhum do mundo.

Nesse caso, e só nesse caso por enquanto, fico contra a sua opinião e ao lado da ONU, do Lula, do Obama e de todo o mundo que condenou essa prática nefasta dos generais do século passado.

Mas continuo seu fã.

Abraços!

a) Maurício

Zé Ninguém disse...

"Não houve golpe de Estado em Honduras, os militares cumpriram uma ordem judicial"

http://www.unoamerica.org/unoPAG/noticia.php?id=460

Isso mesmo cara, fique de costas pro Osama, Chavez e Fidel sozinho, sem obrigar a gente a participar dessa prática nefasta, como todo comunista.

Ricardo disse...

eheh.. concordo com vc.. golpe é inaceitavel.. soq eu nao vejo golpe lá vejoo cumprimento da constituicao.
Aqui quando FHC instaurou a reeleicao, foi com o apoio das instituicoes legitimas, congresso e judiciario. lá , eles se manifestaram contra.

Mas eu nao fico bravo com opinoes distintas. acho legal ver outros pontos de vista e respeito o seu. É isso que nos faz aprender mais e sermos maiores.

Abs Mauricio e obrigado por nos prestigiar sempre !

Unknown disse...

algum comentario sobre BISA3 ?

ABRACOS,

MARCOS FEVEREIRO