sábado, 28 de novembro de 2009

Corrupção no Brasil

Estou lendo mais detalhadamente as revelações sobre a corrupção no Brasil, particularmente o caso recém descoberto em Brasilia e, claro, me entristece ver maus Brasileiros tirando vantagem dos bons Brasileiros que, a eles delegaram poder para que administrassem os negócios públicos de forma a favorecer a todos, e não seu bolso particular. Mas sabemos, e claro que não é felicidade alguma concluir isso, que este tipo de atitude está presente em todos os níveis da administração pública.

Isso pega mal com investidores e aumenta em muito o risco de empreender no Brasil, amedrontando muitos empreendedores a iniciar atividades no país. Some-se a isso, uma legislação fiscal mal feita, leonina e cheia de buracos que permite aqueles que deveriam zelar pelo cumprimento da lei, mal intecionados, só se dedicam a tirar algum extra para reforçar o próprio caixa.

Agora, quando casos assim ocorrem, perdemos todos. Muitos perdem os empregos, o pais perde investimentos, e muitos se vão daqui.

Quando investidores escolhem onde colocar seus recursos, não bastam mercado e economia favorável. Os riscos fiscais, a segurança jurídica e a ausência de corrupção são muito importantes também.

Fica aqui a minha homenagem àqueles servidores que, honestos, prestam incalculável serviço a todos os brasileiros.

Nenhum comentário: