quarta-feira, 17 de março de 2010

Banco Central mantém Selic em 8,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (17), por 5 votos a 3, manter a taxa básica de juros (a Selic) em 8,75% ao ano. É a sexta reunião seguida em que a taxa fica nesse nível.
 "Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu manter a taxa Selic por cinco votos a favor e três votos pela elevação da taxa Selic em 0,5 ponto percentual", informou o Copom em nota. "O comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."
Com a decisão, de acordo com a UPTrend Consultoria Econômica, o Brasil voltou a ter a maior taxa real de juros do mundo, na projeção para os próximos 12 meses.
De acordo com a consultoria, a elevação de projeções de inflação em alguns países, aliada a diversas quedas de juros mundo afora, alterou novamente a dinâmica do ranking e assegurou ao Brasil o topo como o melhor pagador de juros no mundo.
Com a Selic mantida em 8,75% ao ano, o Brasil terá uma taxa de juros real projetada para os próximos 12 meses de 4% ao ano.
A taxa atingiu o valor nominal (sem descontar a inflação) de 8,75% primeiramente em julho de 2009. Depois foi mantida nos encontros de setembro, outubro, dezembro e, por último, na reunião desta quarta-feira. O Copom se encontra a cada 45 dias. O atual encontro foi o segundo do ano.
Outra lista elaborada pela UPTrend, que também conta com 40 países, contém as nações com maiores taxas nominais de juros
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/03/17/juros-permanecem-em-875-e-pais-volta-a-ter-maior-taxa-real-do-mundo.jhtm

Nenhum comentário: