quarta-feira, 14 de julho de 2010

comportamento humano

Segue a campanha  e ontem, em evento oficial do governo, nosso presidente fez honrosas menções a sua candidata. Agora, além de mãe dos incompletos PAC 1 e 2 , ela também recebe as honrarias pelo trem bala. Impressionante a capacidade de realização dessa mocinha.

De forma geral, o comportamento do ser humano tende sempre a suprir seus interesses, independente dos direitos dos demais. Assim, temos povos mais "civilizados" quando a lei pune de forma mais severa. A nossa lei eleitoral se mostrou frágil nessa eleição, com penas tão brandas quanto multas de R$ 5 mil para o PT quando eles estão gastando milhões na campanha. É o tipico caso em que o crime vale a pena pois se fossem imvestir em uma divulgação de semelhante vulto, custaria muito mais do que a multa e, nessa balada, o nosso presidente já transgrediu a lei, segundo o TSE, e por isso foi multado 6 ou 7 vezes se não me falha a memória e, por conta da brincadeira de ontem, deve ter mais uma a caminho.

Mas o que isso tem a ver com a bolsa? Fazendo uma analogia com os acontecimentos eleitorais, esse exemplo mostra que o trader toma consciencia da necessidade de uma nova postura quando o mercado lhe aplica "penas" ou melhor dizendo, prejuízos, que começem a não compensar determinada atitude.
O caso mais clássico que tenho visto é quando o trader se aventura em opções sem ter o necessário conjunto de condições para fazer a operação. Se ele tem disciplina e consegue identificar as condições necessárias, ele segue sua estratégia e ela se mostra compensadora, como no exemplo da campanha eleitoral acima, por ter prejuízo  muito menor que o lucro e então assume-se o risco de pequenas perdas para a obtenção de grande lucro.
Diferente da nossa lei eleitoral, o mercado é bem mais cruel e somente os estrategistas de sucesso sobrevivem à brincadeira. Aqui não existem pequenas punições e o trader, mais do que ninguém sabe que vai pagar a penalidade na hora por sua indisciplina no mercado.

Assim, mais do que o conhecimento da análilse técnica, o comportamento diante de certo cenário, adotando a acertada estratégia é determinante para o sucesso da multiplicação do seu dinheiro na bolsa.

Esse ano de 2010 tem sido particularmente dificil para aqueles que não tem estratégia e comportamento controlado. diferente dos anos passados onde havia um tendencia clara de alta ou do de baixa ( como no ano da crise ) esse ano os movimentos tem sido pequenos, tanto arpa um aldo quanto para o outro, intermeados com grande volatilidade. Esse ano tem forçado os que não tem hábitos estratégicos e comportamentais que permitam sobreviver no mar do mercado a se reavaliarem e mudarem.

O ano de 2010 vem se apresentando como o ano que premia o trader que tem estratégia definida, conhecimento da análise técnica e comportamento adequado face as perdas, cortando-as rapidamente e face aos ganhos, tentando prolongá-lo ao máximo.

Um comentário:

paulogmuller disse...

Parabens Ricardo, como sempre seus dedos junto ao teclado conseguem colocar com muita perspicácia a fotografia do momento e sua projeção.
Forte abraço
PG