sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Arco na Infomoney


Teste empírico revela a eficiência do indicador MACD com as ações brasileiras

Por: Rafael de Souza Ribeiro
15/01/10 - 07h00
InfoMoney


SÃO PAULO - Da análise clássica, fundamentalmente grafista, aanálise técnica foi ganhando espaço conforme os avanços tecnológicos, que proporcionaram uma visão mais clara dos gráficos e da utilização de indicadores técnicos, uma vez que facilitaram os cálculos matemáticos envolvidos.
A comprovação da eficiência das ferramentas técnicas no processo de tomada de decisão no mercado acionário para identificar tendências e pontos de entradas foi o bastante para difundir a análise técnica pelo mundo, principalmente entre os traders.
Com base nas médias móveis e outros conceitos básicos de estatística, operadores de mercado, em especial os norte-americanos, criaram mecanismos para identificar tendências e possíveis situações de entrada e saída.
A partir da década de 1960, foram desenvolvidos na Europa e nos EUA diversos estudos para comprovar a eficiência da análise técnica e de seus indicadores. A partir destes experimentos, uma gama de indicadores técnicos foi criada - ferramentas essas que são utilizadas até hoje.

....
...e considerações
Apesar do sucesso nos testes, o engenheiro alerta o investidor sobre o uso do MACD como ferramenta única para investir. Segundo Vidotto, é extremamente importante utilizar indicadores como IFR (Índice de Força Relativa) e OBV (On Balance Volume) para atestar o movimento estudado.


O trader Ricardo Dallalana, um dos administradores do Arco Trading, enfatiza a utilização do IFR combinado com o volume, como também destaca outras características importantes do MACD.
Segundo Dallalana, o trader deve ficar atento às divergências entre o indicador e o mercado, já que podem sinalizar o início de uma reversão de tendência e, consequentemente, um poderoso instrumento para confirmar a entrada e saída de papéis.

Sobre as médias móveis a utilizar na configuração do MACD, Ricardo Dallalana utiliza as MME de 21/13/8, lembrando que o padrão é 26/12/9. Apesar de ser eficiente ao rastrear tendências, o trader do Arco Trading sugere a utilização do ADX, pois acredita que este é mais rápido em relação ao MACD, fator que não desmerece a precisão e a confiabilidade do indicador técnico.


Matéria Completa no link: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1756796&path=/investimentos/

Um comentário:

Unknown disse...

Meus caros amigos do Arco: estou acompanhando as publicaçoes da equipe e estou realmente convencido de que vcs sao uma equipe, estou precebendo uma real sinceridade e seriedade nos trabalhos, e aqui no mundao do Deus, temos uma vantagem, oque fazemos aqui mesmo recebemos Dele, por tando a falta de ganancia esta sendo reconhecida e recompensada por prosperidade, espero que toda equipe possa compartilhar de minhas humildes palavras, para poder dar-lhes um merecido reconhecimento de um mero desconhecido.O reconhecimento esta sendo justo, e traduz perfeitamente o merecimento da equipe.
Fraternal abraço

gildson