sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BOMBA

China diz ter achado reserva gigante de minério de ferro

AE-DOW JONES - Agencia Estado


PEQUIM - Uma mina de minério de ferro com reservas estimadas em 3 bilhões de toneladas foi descoberta na cidade de Benxi, na província chinesa de Liaoning, segundo a Agência China News. Citando autoridades não identificadas de Benxi, a agência de notícias disse que a mina é a maior da Ásia.

O volume das reservas "teoricamente" pode ser o dobro da estimativa inicial, disse a China News. O minério encontrado tem grau de pureza de 25% a 62%, de acordo com a agência.

Representantes do governo da cidade e da província não estavam disponíveis para comentar a informação. Um assessor de imprensa da Benxi Iron and Steel não quis comentar as notícias divulgadas pela imprensa local segundo as quais a empresa terá 20% da mina e o desenvolvimento do depósito exigirá um investimento de 2,5 bilhões de yuans (US$ 366 milhões).

Andrew Pen, diretor da mineradora brasileira Faithmax, questionou as afirmações de alguns analistas segundo as quais a descoberta confere à China uma vantagem imediata nas negociações sobre o preço do minério de ferro. "Não será uma vantagem imediata para os chineses, pelo menos não para os próximos três a cinco anos", afirmou Pen.

Referindo-se às notícias sobre a descoberta, Pen disse que ainda são incertos o prazo, o custo, a taxa de produção e o volume com que os donos da mina podem começar a operá-la. "Pode levar anos para o administrador do projeto responder a essas questões críticas", afirmou. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: