quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Exemplo Finlandes

Estava lendo agora cedo um artigo sobre a Finlandia, país dentro do circulo polar artico, sem riqueza natural alguma e com um produtividade per capita e nivel de vida melhor que Reino Unido, Alemanha, França e outros gigantes do primeiro mundo.

Perguntada sobre qual estratégia se baseava o sucesso da Finlandia, a presidenta respondeu:

Não é suficiente que uma sociedade possua algumas pessoas muito capacitadas. Toda a sociedade tem que ter a possibilidade de formação durante a vida toda.
Não basta que uma criança pobre receba alguma formação quando pequena. Ela tem que poder estudar o quanto quiser. 6% do PIB Finlandes é investido em educação.
Um povo educado elegerá dirigentes competentes. Estes escolherão os melhores assessores ( a familia sarney que o diga ).
Um povo educado não tolera corrupção.
Um povo educado sabe muito bem diferenciar um discurso serio de uma falação demagógica populista.
Um povo ignorante desperdiça seus recursos e empobrece.
Um povo ignorante vive de se iludir.
Um povo educado prospera mesmo em condições adversas.


Portanto, investimento em educação, transparencia no governo e fidelidade partidária são a receita para o sucesso.

Agora voce entende porque a PaTota solta bolsa preguiça aqui, bolsa vagabundo ali, Programas de aceleração da cagada que não sai do papel, celebra a história de um político que não teve nenhuma educação e o faz como modelo pois, se educar o povo, eles perdem a mamata.

Como diz na radio jovem pan.. Acorda Brasil !

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante isso. O problema é pra que vão investir em educação aqui? Ninguém mais iria votar errado.

Unknown disse...

Educação é tudo companheiros! Aqui deveria ser assim também!

"wetabax", num momento de sono... disse...

parceiro, vou lhe dar uma sugestão. Vc entende de bolsa, certo? Vc entende mais de bolsa do que de política, pois temos só 24h dia, e não dá pra se informar corretamente sobre tudo que nos rodeia. Sugiro que continue estudando o mercado de capitais, área que domina, e deixe suas análises políticas de lado, pois elas partem de pressupostos pessoais, vindos sei lá de que fonte. Entenda: o texto da Finlandia começou bem, mas aí vc expõe suas opiniões pessoais e termina mal. Por outro lado, sugiro que estude p.ex. a taxa de suicídio na Finlândia, e outros países extremamente avançados. Fica a dúvida: se está tão decepcionado com o Brasil, pq não muda pra Finlândia? O ser humano é livre!

Ricardo disse...

sem decepcao com o Brasil.. queremos que seja um pais de povo com educação primaz, com bons administradores.. coisa linda de deus.. !!