quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Arco na infomoney - candles !!

Confuso entre os candles? Conheça os principais padrões de reversão
Matéria no link http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1778648&path=/investimentos/
Por: Rafael de Souza Ribeiro
17/02/10 - 13h40
InfoMoney


SÃO PAULO - Popularizado com o advento dos microcomputadores aos mercados acionários, os gráficos de candle vêm de longe. Os primeiros relatos sobre candles datam do século XVII, quando o japonês Munehisa Homma utilizou as “velas” para visualizar a tendência do mercado de arroz*.
Desde então, este tipo de gráfico ganhou a simpatia dos investidores, tanto pelo apelo visual em relação aos gráficos tradicionais de barras, quanto pela maior agilidade de se visualizar quais forças dominaram o mercado através das cores dos candles.
O ápice veio na década de 1980, quando o trader norte-americano Steve Nison realizou seus primeiros ensaios sobre os candlesticks, a fim de identificar padrões que definissem reversões ou continuações de tendência.
No início da década de 1990, Nison lançou o livro Japanese Candlestick Charting Techniques, que virou um dos principais guias sobre candlesticks já publicados, leitura mais do que obrigatória para os apreciadores da análise técnica.
O poder dos candles
Postados em importantes suportes e resistências do mercado, aliados às ferramentas de análise técnica como as Bandas de Bollinger, os candlesticks podem elevar a eficiência de se encontrar pontos de reversão.

Muito mais que decorar todos os candlesticks que existem nos manuais de análise técnica, os investidores devem saber interpretar as formações e ter a consciência de que as tendências não mudam repentinamente em função de um candlestick, mas que ele indica o início de um novo processo.
Segundo o trader norte-americano, o candlestick pode ser traduzido como um alerta de que a tendência do mercado começará a mudar. Em suas palavras: nada mais é do que “a percepção dos investidores em transformação”. Neste momento “é melhor você ajustar sua estratégia”.
Para entender melhor sobre os candlesticks e enumerar as principais formações, aliado à sua relevância dentro de um gráfico, Ricardo Dallalana, trader e um dos administradores da Arco Trading, desenvolveu um guia para sintetizar as características dos candlesticks. Confira:
Padrões de Reversão de Alta
  • Alta Confiabilidade
Piercing Line

Kicking

Bebê Abandonado

Estrela da Manhã

Three Outside Up

  • Média Confiabilidade
Dragonfly Doji

Long Legged Doji

Engolfo de alta

Gravestone

Harami Cross

Breakway


Padrões de Reversão de Baixa
  • Alta Confiabilidade
Dark Cloud

Bebê Abandonado

Estrela da Tarde

Three Black Crows

  • Média Confiabilidade
Dragonfly Doji

Engolfo de Baixa

Gravestone de Baixa

Harami Cross de Baixa

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom este resumo de candles.

Grande trabalho.